Hatha Yoga Natha Sampradaya

O QUE É O HATHA YOGA?

O termo “Hatha Yoga” refere-se exclusivamente a uma ciência de técnicas (asanas, pranayamas, mudrás e layás) que conduzem a mente a um profundo estado de relaxamento e alerta e que proporcionam ao indivíduo a paz do silêncio interno.

 

No Hatha Yoga não há a necessidade de seguir nenhuma religião, idolatrias ou ter crenças. Ao mesmo tempo, não há qualquer restrição relacionada à religião ou crença pessoal.

 

O Hatha Yoga foi absolutamente deturpado no Ocidente. Hoje o Hatha Yoga é entendido pela maioria dos ocidentais como uma prática de alongamento, o que o torna incapaz de conduzir ao domínio completo do estado de não-pensamento e decorrente paz interior e sensação constante de oneness com todo o universo.

 

O Hatha Yoga ensinado corretamente tem como única finalidade a criação de um estado de centramento emocional por meio do que os sadhus chamam de Alquimia Emocional.

Hatha Yoga Natha Sampradaya

O QUE É A ALQUIMIA EMOCIONAL?

No Hatha Yoga, as emoções são entendidas como manifestações muito mais fisiológicas do que puramente psicológicas — lembrando que a psicologia coloca ênfase nos pensamentos e a psiquiatria, nas ações químicas. Com base nisto, entende-se que um meio que atue no corpo físico sempre será mais eficiente para proporcionar paz do que um meio meramente filosófico e intelectual.

 

No Curso de Formação em Yoga são transmitidas diversas técnicas que agem quimicamente em nosso corpo e alteram as emoções sem o uso de remédios e sem efeitos colaterais nocivos. O aluno aprende a usar a mente para desenvolver a independência de fatores externos, modifica e supera padrões de autossabotagem (por meio dos samskaras) e melhora sua vida em todos os aspectos.

A Alquimia Emocional é parte de um conhecimento adquirido por Rajnath ao longo dos 8 anos que viveu como sadhu da Natha Sampradaya, a tradição que criou o Hatha Yoga. Nesta tradição as posturas físicas têm uma importância relativamente pequena e seu foco é o centramento emocional.